Pesquisar este blog

visualizações

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Projeto de Escoteiro da Pátria ganha monografia de especialização na UFSM


Projeto de Escoteiro da Pátria ganha monografia de especialização na UFSM
Projeto de Escoteiro da Pátria ganha monografia de especialização na UFSM O projeto Pequeno Maracajá, desenvolvido desde 2008, pela tropa Sênior do Grupo Escoteiro Tupinambás, de Erechim/RS, foi tema do trabalho final da Especialização em Educação Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O objetivo do projeto é realizar ações para conscientizar os moradores de áreas rurais, sobre a importância da preservação das espécies gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) e gato-maracajá (Leopardus wiedii), em franco processo de extinção na região do Alto Uruguai.

A parceira com os integrantes do Grupo Escoteiro Tupinambás se deve a grande experiência da Instituição em desenvolver ações práticas em Educação Ambiental, oportunizando aos jovens a experiência de participar de uma pesquisa científica e, ao mesmo tempo, participarem ativamente como atores sociais intervindo diretamente na busca de soluções, levando aos moradores das áreas rurais informações e orientações de como proceder para evitar o conflito com os felinos.

Para o coordenador do projeto e autor da monografia, Paulo Hubner, os resultados do trabalho servirão para elaborar diversas ações destinadas a reduzir o conflito existente entre agricultores e as espécies de gato-do-mato. Segundo o Biólogo e doutorando em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alcides Ricieri Rinaldi "Fico feliz em ver um trabalho como esse. Excelente trabalho!!! São ações como esta que considero fundamentais para a conservação de nossa vida natural.", Rinaldi é colaborador do projeto auxiliando com orientações técnicas, visto a sua grande experiência com felinos selvangens.

Para o orientador do Projeto, professor Dr. Dionísio Link, da UFSM "é um excelente trabalho que permitirá avaliar a mudança de atitudes da população entrevistada".

O Projeto Pequeno Maracajá foi apresentado à banca da UFSM no dia 29 julho de 2011.

A evolução do projeto pode se acompanhada no blog www.pequenomaracaja.blogspot.com


Legenda da Foto: Banca da UFSM - da esquerda para a direita Prof. Dr. Dionísio Link, Prof. Dr. Paulo Edelvar Correa Peres, Paulo Roberto Hubner e Prof. Dr. Toshio Nishijima.


Texto e Foto: Paulo Hubner

Fonte: http://www.uebrs.com.br/index.php?option=noticia&Itemid=17&task=detalhe&id=481

Nenhum comentário:

Postar um comentário